Incuabdora de Empresas Comemora 17 Anos

         Hoje, dia 6 de setembro, a Incubadora de Empresas de Garça, está comemorando 17 anos de funcionamento. A incubadora possui 23 espaços (Box) com aproximadamente 120 metros quadrados cada. Sendo que 3 são Box duplo (com aproximadamente 240 m2). Conta ainda com um barracão em anexo com 2 espaços de aproximadamente 500 m2 cada.Atualmente existem 21 empresas incubadas, sendo 19 no prédio principal e 2 empresas no barracão em anexo.O box 12 é ocupado pela secretaria e o box 14, é reservado a FATEC Junior.

O box 1, acaba de ser interditado por problemas na estrutura. A Prefeitura Municipal gentilmente se comprometeu a realizar a reforma estrutural, bem como proceder ao reparo na cobertura.Sendo assim, a incubadora conta atualmente com 20 espaços disponíveis e ocupados no prédio principal.

As 21 empresas incubadas gera em média 100 postos de trabalho em seus mais variados ramos de atividade.

Os benefícios que a Incubadora de Empresas oferece hoje são consultorias em Finanças, Marketing, Produção, Administração Geral e Jurídica, palestras, treinamentos, participação em missões nas empresas através de seu parceiro Sebrae-SP.

           A Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig) passou a ser a gestora do projeto em novembro de 2007, em parceria com a Prefeitura Municipal,Sebrae, Ciesp e Fatec, que formam o Comitê Consultivo, juntamente com um representante dos incubados.

          Para conseguir um box, é necessário participar do processo de seleção. O interessadodeve elaborar um Plano de Negócios (retirar modelo na secretaria da Incubadora), passar por entrevista individual com o gestor do projeto (Acig), e após será apresentado ao Comitê Consultivo. Os critérios para aprovação partem da viabilidade econômico-financeira, perfil empreendedor e grau de inovação tecnológica.

          “As empresas tem um espaço para dar os primeiros passos, no momento mais difícil que é o início das atividades, tendo o apoio para se desenvolver e ganhar força. São dois anos de contrato, com direito a mais um, caso o Comitê Consultivo, decida por isso. A análise é sempre em cima da viabilidade técnica, financeira e tecnológica, bem como o grau de participação e evolução do negócio”, falou o presidente da Acig, Luiz Carlos de Souza.

 

·            Box 1 –Box 2 – TKS BRASIL (Fabricação de Chopeiras, Baldes, Canecas)

·            Box 3 e 4 – GARMOLD FERRAMENTARIA (Moldes para injeção de Plástico e Alumínio. Ferramentaria de Corte e Dobra)

·            Box 5 – HARD (Fabricação de alto-falantes)

·            Box 6 – TAG INDÚSTRIA (Ferramentaria em geral)

·            Box 7 – MG CONCERTINAS (Fabricação de Cercas Aramadas)

·            Box 8 – W.S. (Fabricação e Pintura de Máquinas)

·            Box 9 e 10 – PROCNC USINAGEM (Usinagem de peças em torno CNC e Convencional, Projetos de moldes para injeção de plástico e alumínio. Projetos de produtos plásticos, alumínio e maquinas. Projetos de estampos de corte e dobra)

·            Box 11 – JG BARQUILHA (Fabricação de tanquinhos)

·             Box 13 - ECO PASTRI (Confecções Ecológicas, Confecção de Camisas femininas)

·             Box 14 – FATEC JR (Empresa mirim da Faculdade de Tecnologia de Garça)

·             Box 15 – RTG (Fabricação de cabos e chicotes de conexão.)

·             Box 16 – LEFEL AMORTECEDORES (Remanufatura de amortecedores)

·             Box 17 – TEC MOTORS (Fabricação de motores elétricos)

·             Box 18 –MANDALA MIX (Fabricação de artefatos em madeira por uma fresadora CNC)

·             Box 19 – REI DO KIT (Fabricação de Vassouras, Rodos e Pás com cabo ecologicamente correto: BAMBU)

·             BOX 20 – M&M INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE UTILIDADES DOMÉSTICAS (Fabricação de Vassouras, Rodos, Pás, Cabides, Prendedores e Varal Íntimo)

·            Box 21 –REFLEX (Confecção de bolsas, estojos)

·             Box 22 – CPA CABOS (Fabricação de cabos de conexão)

·             Box 23 e 24 – RODA FERRAMENTARIA (Ferramentaria em geral, injeção plástica)

·             Espaço 51 – GBSESTRUTURAS METÁLICAS (Fabricação de Estruturas metálicas, calhas metálicas)

·             Espaço 55 – INOVUS (Fabricação de Máquinas Automáticas)

 

HISTÓRIA...

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Alfeu Rosário" / Incubadora de Empresas de Garça, instalado no prédio dos antigos armazéns da FEPASA, foi inaugurado no dia 6 de setembro de 1996, graças aos esforços empreendidos pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Garça, com seu prefeito. Em setembro de 2007 a FIESP/CIESP retirou-se do Projeto. Em novembro/2007 o Projeto Incubadora de Empresas de Garça foi assumido pelo SEBRAE-SP em parceria com a Acig - Associação Comercial e Industrial de Garça e a Prefeitura Municipal de Garça. Ao longo desse período a ACIG já assinou dois convênios com o SEBRAE-SP para investir nas empresas assistidas pelo projeto.

 

Quem foi Alfeu Rosário 

Sr. Alfeu Rosário nasceu em Garça no dia 26 de agosto de 1929, segundo filho do imigrante português Sr. José Rosário e de sua esposa Maria Pedro Lourenço. Formou-se no ginasial estudando e trabalhando com o pai e os irmãos na indústria de farinha de mandioca. Contraiu matrimônio em 27 de janeiro de 1951 com Maria Benedita Ferreira com quem teve cinco filhos: Antonia Maria, Maria Virgínia, Douglas, César e Eduardo, que lhes deram os netos Raquel, Cristina, Ricardo, Marcelo Henrique, Rodrigo, Juliana, Marina, Mariana, Gabriela e Guilherme. Teve também o filho André Oliveira Rosário, que lhe deu a neta Ilana. Na década de 50, com o fechamento da indústria do pai, mudou-se para São Paulo onde trabalhou numa empresa de autopeças, mas logo retornou à Garça e juntamente com o irmão Ary Rosário fundou a Indústria de Alimentação Monjolinho Ltda., da qual o irmão Antonio passou a fazer parte logo depois. Foi membro atuante do Lions Club de Garça. Foi o primeiro a ser eleito "Empresário do Ano" pela Associação Comercial e Industrial de Garça na década de 70. Também foi conselheiro da FIESP Marília por duas gestões na década de 80. Faleceu em 23 de fevereiro de 1995, deixando a todos que desfrutaram de seu convívio exemplos de perspicácia, perseverança e muita responsabilidade profissional.

Todos os Direitos Reservados

Núcleo de Desenvolvimento Empresarial
"Alfeu Rosário"